domingo, 2 de janeiro de 2011

Alguns livros



Há alguns meses resolvi que precisaria urgentemente voltar a ler. Colocarei aqui um pouquinho do que achei dos livros que li de lá pra cá.



O último teorema de Fermat (Simon Singh): um livro sensacional que passeia por toda a história da matemática de modo muito suave, sempre tendo como foco um dos mais famosos problemas da história da matemática: x^n = y^n + z^n não possui solução inteira para n maior que 2. Altamente recomendável para quem se interessa por história da matemática e não quer ficar quebrando a cabeça fazendo um monte de contas.



Malvados (André Dhamer): Uma compilação de várias tirinhas publicadas no site www.malvados.com.br. Tirinhas que abordam essencialmente política e conflitos humanos de maneira extremamente ácida e irônica. Pra quem não conhece e gosta de tirinhas, é um prato cheio!


O andar do bêbado (Leonard Mlodinow): um livro que fala sobre como a probabilidade está presente em nossas vidas e mostrando vários casos curiosos em que ela pode ser utilizada. Tem potencial para ser muito melhor, é raso demais.



A janela de Euclides (Leonard Mlodinow): Mais um livro de história da matemática, dessa vez passeando pela geometria, começando dos babilônicos e terminando nas últimas teorias da física sobre a natureza do universo. O melhor livro de divulgação científica que já li e está ao alcance de todos, não é preciso ter feito uma graduação em matemática para entendê-lo.

O evangelho segundo Jesus Cristo (José Saramago): o melhor livro que já li, com certeza! Causador de grande polêmica entre o Saramago e a igreja católica, é um livro de leitura um tanto árdua, mas deliciosa. A narração narra toda a vida de Jesus, com algumas passagens bem diferentes daquelas às quais estamos acostumados.

Leite derramado (Chico Buarque): estava com receio de ler um livro do Chico. Pra mim ele é um daqueles caras que, se fez algo de ruim, é melhor não ficar sabendo. Mais uma vez fui surpreendido por ele, um livro muito original e de leitura empolgante, apesar de não haver uma trama pela qual fica se esperando o final. É pequeno e fácil de ler. Recomendo!


A vida, o universo e tudo mais (Douglas Adams): O terceiro livro da trilogia de 5 do "Guia do mochileiro das galáxias". Leitura obrigatória pra qualquer um que se consideram um pouco nerd. Com um humor sarcástico é muito engraçado e ridiculariza várias situações do nosso cotidiano.


Veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano): é o próximo ;)

Beijos!

4 comentários:

Tezoto disse...

Fala kauan, blz?
Curti seu blog, cara! Mt bom...e mt da hr as indicações dos livros.
Abç

Ana Luiza disse...

Kauaan, descobri hoje seu blog.
Gostei bastante dos posts, das tirinhas e tudo mais.
Não sabia se esse série do Guia do Mochileiro das Galáxias era legal, valeu a indicação.
Aaah, que bom que vc gostou do meu blog!

Gabriela Barreto disse...

Eu tinha acabado de ler o primeiro livro do Guia do Mochileiro quando li seu post.

Suuuuper vale a pena!

"os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa – a roda, Nova York, as guerras, etc. – , enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens – exatamente pelos mesmos motivos."


Enfim...!
Leite Derramado está em casa, olhando pra mim, mas não tive coragem de lê-lo ainda. Talvez por isso mesmo, medo de sofrer uma grave desilusão com Chico.

Hm... Anotei muito fortemente a dica do José Saramago e me recuso a comentar os livros de matemática :p

ahuah

Anonymah disse...

Maaanoooo, entra no GoodReads!!!! :)
www.goodreads.com
é uma rede social d elivrosss!!!