sábado, 4 de junho de 2011

Som Brasil I

Som Brasil é um programa apresentado na Globo com certa periodicidade em suas madrugadas. Existe desde 1981, com duas pausas de alguns anos nesses períodos. A última retomada do programa foi feita em 2007, num modelo totalmente reformulado que traz cantores desconhecidos do grande público cantando clássicos de compositores que fizeram história.



Tenho como um dos grandes passatempos na internet, ficar vendo vídeos musicais descobrindo novas caras e novas músicas, brasileiras em sua grande maioria. E uma ótima maneira de fazer isso, é passeando pelos inúmeros vídeos do Som Brasil pelo youtube, ou ainda pelo próprio site do programa que disponibiliza vários desses em ótima qualidade.

Nesse programa, descobri muitos cantores novos e músicas antigas, os arranjos das músicas são ótimos e a produção artística do programa impressiona. Com isso resolvi abrir a primeira série do blog! Cada post com um artista novo, interpretando músicas de compositores consagrados e também com uma música do trabalho solo desse cantor, e para começar:

Ana Canãs:


Bom, pra abrir a série, a minha preferida, Ana Cañas. Ela se apresentou no "Som Brasil Cazuza" em 27 de junho de 2008, cantando "O nosso amor a gente inventa", "Codinome Beija-Flor" e "Carente Profissional". Com uma voz aveludada, uma pegada rock'n'roll e uma puta alma nas músicas, me viciei por uma época. Com dois CDs lançados até aqui, um deles autoral, acabou virando um dos meus nomes preferidos da nova MPB.

Ana Cañas interpretando "Carente Profissional":




"Mandinga Não" do seu primeiro CD:




Ah se ela soubesse a chance que tem comigo...

Um comentário:

Sissi disse...

Heey! eu ja conhecia ela, mais nao sabia sobre o Som Brasil! bem legal! ^^